top of page

Sobre a aula

Para que serve o design? - Mas, se você pode fazer tudo isso desembolsando pouco ou nada, por que deveria investir mais em design? A verdade é que essa área do conhecimento é mais variada do que imagina e nela estão envolvidos vários profissionais diferentes.Além disso, quando o trabalho de cada um deles é bem executado, sua empresa ganha um diferencial difícil de ser batido pelos concorrentes. Pense em organizações como o Airbnb, o Instagram e o Facebook. Cada uma delas conseguiu ser bem-sucedida graças ao design.Conheça algumas das responsabilidades que o design pode ter na sua empresa:


Muitos empreendedores têm o sonho de fazer sua marca se tornar icônica. Isto é, que ela seja lembrada sempre que o produto for citado e que as pessoas a avaliem bem. Marcas consagradas conseguiram esse feito, como a Nike, por exemplo.Fazer isso acontecer significa se dedicar ao trabalho de branding, que pode ser traduzido como a construção da marca em todos os seus aspectos. Como já citamos neste texto, branding não é só design. Mas isso não impede que a sua estratégia de gestão da marca seja voltada para o design.Hoje, vamos falar sobre marcas que se diferenciam por ter uma proposta de design inovadora e a partir daí atraem seu público e conquistam alto valor de marca.


Design de Comunicação

Tudo o que é relativo à sua imagem perante seus clientes, parceiros, colaboradores e público em geral está nesta área, muito ligada ao design gráfico.É a cara da sua empresa, que será divulgada em peças promocionais, redes sociais, e-mails e muito mais. Um desses itens é a identidade visual – saiba mais sobre ela aqui.


Design de Produto


Esta área já é mais específica de empresas que oferecem produtos aos seus clientes, e não serviços. Trata-se de cada aspecto da produção do que você vende e a forma como será usado.O designer de produto precisa avaliar muitos fatores para um projeto, como a psicologia do consumidor, a originalidade e a usabilidade.


Design de Ambiente


Especialmente se você recebe clientes na sua empresa, ter um ambiente perfeito é essencial. O design de ambientes toma conta desses aspectos, como pontos de venda, vitrines, layout de estações de trabalho, sinalização, dentre outros.


Design de Serviços


Esta área toma conta dos processos da sua empresa para atender melhor os clientes e também favorecer o trabalho dos colaboradores.É uma atividade de planejamento e organização de pessoas, estruturas e interações internas e externas da empresa. Uma das atividades é o Design Thinkingsaiba mais sobre ele aqui.


Design Digital


Cada vez mais requisitada, esta área cuida dos aspectos digitais da sua empresa. Relaciona-se ao seu e-commerce, ao aplicativo, ao website, dentre outros.O designer que trabalha com cada um desses itens se preocupa muito com a usabilidade do usuário e é bastante ligado ao Design de Comunicação, mas também tem um pouco de programação em suas habilidades.


Benefícios do design


Se isso tudo for bem executado, sua empresa tem grandes oportunidades de crescimento. Você pode melhorar os resultados de várias formas:

➜ Reduzindo custos de produção.

➜ Adaptando produtos às necessidades do mercado.

➜ Criando mais oportunidades de aquisição de clientes.

➜ Adotando novas formas de pensar.

➜ Promovendo sustentabilidade.

Isso tudo faz sua organização alcançar novos patamares. Só para você ter uma ideia, uma pesquisa revelou que cultivar a criatividade dá chances de você abraçar 1,5 vez mais mercado do que seus concorrentes.E aí, pronto para investir? Comente sobre suas iniciativas relacionadas ao design!


Design Estratégico


SIV - Sistema de Identidade Visual


O que é uma marca forte

Vários fatores fazem parte da construção de uma marca forte. Não existe uma fórmula. Mesmo assim, é bom você já entender algumas características das que são bem-sucedidas. Marcas precisam ser:

  • Claras e objetivas.

  • Específicas sobre a mensagem que querem transmitir.

  • Diferenciadas de outras empresas concorrentes por algum item.

  • Atrativas e apropriadas de acordo com o tipo de produto ou serviço que oferecem.

No cenário altamente competitivo de hoje, um dos aspectos mais importantes para que uma empresa cresça é a sua diferenciação. Não adianta apenas oferecer um produto de qualidade e atendimento ao cliente de excelência. É indicado que você destaque o seu diferencial e que, obviamente, seus concorrentes não têm.


Resultados de uma marca forte


Por trás da criação de uma marca, existe muito trabalho. Não é apenas a representação gráfica, mas inúmeras pesquisas, testes e investigação sobre o público.Para que seja boa, a marca precisa ser direcionada ao público e ter um uso prático que facilite a sua comunicação. Alcançar a eficiência visual significa estudar a psicologia das formas, das cores e das linhas.E isso quando pensamos unicamente do ponto de vista do design. Marcas envolvem mais do que isso e, se forem bem construídas, resultam em mais do que ser apenas uma forma bonita. Vejamos as particularidades de uma marca bem atrativa.


Oferece vantagem competitiva


Mesmo se a sua organização for uma ONG, por exemplo, você deve atrair pessoas. Clientes, doações ou talentos, é necessário ter audiência. E, para isso, o ideal é você se destacar entre aqueles que oferecem o mesmo que você.Se seguir a estratégia de negócio, a sua marca vai falar sobre a sua empresa e agregar visibilidade.


É um ativo


Produtos podem falhar no mercado, companhias são compradas e vendidas, tecnologias mudam a todo momento. Mas lembre-se: a marca forte é um dos seus ativos mais valiosos. Afinal, é possível ganhar reconhecimento do público por meio dela.


É um valor financeiro


O valor de uma marca é classificado entre ativos tangíveis e intangíveis - marcas são intangíveis. Marcas podem chegar a ser mais de um terço do valor total da companhia. Se quiser saber mais sobre o cálculo do valor de uma marca, leia este post.No coração de uma marca está a sua promessa, isto é, o que ela se comprometeu a fazer para a audiência. Assim, as pessoas sabem quais são seus valores e no que você acredita.A seguir, vamos ver o caso da Nubank, que tem na essência de sua marca o design como valor.


Design como valor de marca


Existem marcas que se destacam por sua preocupação fora da média e aplicação de excelência do design. Isso não só na sua divulgação, mas também nos seus produtos e até mesmo na aparência física.Na verdade, não vale apenas para empresas que oferecem produtos tangíveis, como acessórios de moda, por exemplo.

Sobre o Professor

Edson Moraes

Jornalista, Designer, Professor apaixonado pela arte de compartilhamento do conhecimento.

Edson Moraes
bottom of page