Ada Lovelace (1815-1852)
Primeira programadora de computador, escreveu um algoritmo para a Máquina Analítica de Charles Babbage, que é considerado o primeiro programa de computador.

Augusta Ada Byron King, Condessa de Lovelace, também conhecida como Ada Lovelace, foi uma matemática, escritora e pioneira da computação inglesa. Ela é considerada a primeira programadora de computador.
Lovelace nasceu em 10 de dezembro de 1815, em Londres, na Inglaterra. Ela era filha do poeta Lorde Byron e da matemática Annabella Milbanke. Lovelace foi educada em casa e se interessou por matemática e ciências desde cedo.
Em 1833, Lovelace conheceu Charles Babbage, um matemático e engenheiro inglês que estava desenvolvendo a Máquina Analítica, um computador mecânico. Lovelace ficou fascinada pela Máquina Analítica e começou a trabalhar com Babbage para desenvolver programas para ela.
Em 1843, Lovelace publicou um artigo sobre a Máquina Analítica chamado "Noções sobre os Princípios da Máquina Analítica de Charles Babbage, com Demonstrações de Algumas de Suas Aplicações". O artigo de Lovelace incluiu um algoritmo para calcular os números de Bernoulli, que é considerado o primeiro programa de computador da história.
O trabalho de Lovelace na Máquina Analítica foi inovador e pioneiro. Ela foi a primeira pessoa a reconhecer o potencial da computação para resolver problemas complexos. Lovelace também foi uma das primeiras pessoas a entender a importância da linguagem de programação.
Lovelace morreu em 27 de novembro de 1852, aos 36 anos, vítima de câncer de útero. Ela é considerada uma das figuras mais importantes da história da computação.
Aqui estão algumas das contribuições específicas de Ada Lovelace para a computação:
* Ela foi a primeira pessoa a reconhecer o potencial da computação para resolver problemas complexos.
* Ela foi a primeira pessoa a escrever um algoritmo para um computador.
* Ela foi uma das primeiras pessoas a entender a importância da linguagem de programação.
Lovelace é uma figura inspiradora para mulheres em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Ela mostrou que as mulheres podem ser líderes na área da computação e outras áreas STEM.




